

PROJETO
Este projeto tem como objetivo dar continuidade e ampliar as ações do convênio Educação Ambiental Ciência e Sustentabilidade III, firmado entre o Itaipu Parquetec, por meio do programa Ciência e Educação, e a Itaipu Binacional – Brasil, via Divisão de Educação Ambiental. A iniciativa busca levar a mensagem da Educação Ambiental e os projetos de sucesso da Itaipu para toda a região abrangida.
O novo ciclo do projeto enfrenta o desafio de abordar temas atuais alinhados às novas diretrizes da Itaipu, reforçando a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental para toda a sociedade envolvida. O projeto promove a difusão do conhecimento científico sobre questões climáticas por meio da organização de eventos educacionais focados na emergência climática e na ciência. Além disso, incentiva o intercâmbio de alunos e professores bolsistas entre os municípios de Foz do Iguaçu (PR) e Belém (PA), ampliando o alcance e o impacto das ações.
Como parte da sensibilização sobre as emergências climáticas, serão realizadas capacitações online para formação de professores. Os encontros contarão com a participação dos palestrantes Dr. Paulo Nobre e Dr. Antônio Nobre, pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e Débora Alvim, professora da USP (Universidade de São Paulo). O objetivo é preparar os educadores para disseminar o conhecimento e fomentar discussões sobre ciência e emergências climáticas nas escolas e famílias.




PÚBLICO
Este projeto dialoga diretamente com os temas da COP 30, envolvendo uma rede de monitoramento do volume de chuvas nas cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Belém (PA). A iniciativa é realizada por alunos do Ensino Fundamental II.
O projeto destaca a importância da ciência para compreender as causas e os efeitos das mudanças climáticas, conectando a rede de monitoramento da Itaipu ao território da Amazônia de onde vêm as chuvas que influenciam nossa região, conhecidos como “rios voadores”.
Com forte engajamento nas escolas, o projeto também atua de forma ativa na comunidade, promovendo educação ambiental e cidadania.




